20 de nov. de 2008

Personalizando Ubuntu - botão "Iniciar"!!!

Como o ubuntu é opensource, podemos optimizá-lo e customiza-lo da forma que queremos. Podemos dar um toque especial em diversos aspectos e deixá-lo mais à nossa cara.

Uma personalização que pouca gente sabe que pode-se fazer, é a do botão iniciar.


Mão na massa!!

Precisaremos de uma imagem para o botão iniciar. Pode ser tipo esta imagem que o Wrath fez pra mim. Não preocupe-se muito com o tamanho que ele redimensiona.

Um detalhe. Você precisa mudar o menu do gnome. Clique com o botão direito na barra e selecione adicionar ao painel. Procure pelo menu principal e arraste para o painel. Depois retire o menu normal do Ubuntu (Aplicativos - locais - sistema) e com o botão direito sobre o novo menu, selecione mover e coloque-o onde quizer.

Agora vamos abrir o gconf. No terminal digite:

$gconf-editor

Vá em Apps - panel - objects:
No meu caso era o object6 o meu menu. Para descobrir, olhe o lance circulado em verde. Se você clicar com o botão direito no menu iniciar, tem a opção bloquear movimentação. Se la estiver marcado, aqui também deve estar. Se você marca/desmarca aqui, acontece o mesmo lá.

Agora é simples: Marque use_custom_icon e em custom_icon você coloca o endereço da imagem.

Pronto, seu menu já está personalizado.


Abraços e até a próxima!!!

Um comentário :

  1. Oi. Estou usando o ubuntu 9.10
    E nele não tem esse object e nem a pasta object.
    Me interessei pelo tutorial se puder testar em ubuntu 9.10 Agradeço. Meu e-mail é kellynh@live.com

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo! Em breve lerei seu comentário.

Os comentários podem ser moderados. Estarei removendo spams, comentários ofensivos, trols, discussões inúteis e qualquer coisa que não venha a contribuir com o blog.