26 de nov. de 2008

Fim dos problemas com Modem`s 3G? SmartConnect 3G

Isso é o que promete o SmartConnect 3G!!!

Ele não é nada mais que um conjunto de scripts de configuração pré-definidos e altamente testados e padrões de configuração das operadoras brasileiras.

O SmartConnect é compatível com as operadoras de telefonia celular existentes no Brasil: Claro, TIM, Vivo ZAP CDMA, Vivo ZAP 3G GSM, BrasilTelecom 3G, NetSuper (CTBC - EDGE), Velox Plug (Oi 3G)

E as operadoras de telefonia celular usam poucos modems, isso facilita bastante, logo, eu não preciso dar suporte a 12319028310831 milhões de modems diferentes, apenas aos modems vendidos pelas operadoras nacionais. Por volta de 3 aparelhos diferentes em cada operadora e alguns telefones celulares modernos, geralmente os da Nokia, Motorola e mais um fabricante importante.

Mão na massa!! Instalando o bicho:

Antes de instalar o programa, verifique as dependências necessárias:

  • Discador wvdial (obrigatório)
  • Discador gnome-ppp (opcional, mas é recomendado)
  • Dependência principal: gambas2-runtime (sem ele, o programa não roda)

Para quem usa o Ubuntu, seja qual versão for, clique na parte Sistema >> Administração >> Gerenciador de pacotes Synaptic.

Procure somente pelos pacotes gnome-ppp e pelo pacote gambas2-runtime

Baixe o .deb do Smart Connect 3G através desse link:
http://www.4shared.com/file/72801634/b0829425/smartconnect3g-a001_1-2_all.html?dirPwdVerified=715c0dd6


Usando o SmartConnect:


Veja como é o programa: Uma interface relativamente simples de usar.

Antes de tudo: Você precisa saber qual é o modem que você usa (isso é bem óbvio…) mas digo isso porque tem muita gente que nem isso sabe, sabendo exatamente qual é o seu modelo, clique no ícone do modem que você tiver.

Se você acha que o seu modem não vai ser reconhecido pelo Linux, clique na parte Listar Dispositivos USB, ai sim você vai saber se o seu modem está na lista.

Quando você clica no desenho do seu modem, as regras são instaladas automaticamente, os dispositivos reiniciados e você deve reconectar o dispositivo para que o Linux reconheça automaticamente.

Depois disso, clique em Próximo passo…

Lista com as operadoras disponiveis para esse aparelho

Lista com as operadoras disponíveis para esse aparelho


Para você escolher a operadora, basta clicar no ícone da operadora que as configurações de discagem serão feitas automaticamente. As configurações de discagem são os arquivos /etc/wvdial.conf, /root/wvdial.conf e /$home/.wvdial.conf onde /$home/ é a sua pasta pessoal.

Pronto, você configura sua conexão 3G dessa forma, sem dificuldades, porém, recomendo sempre que você atualize sua distribuição para que esse suporte seja mais fácil.

Para entrar na internet de fato, você deve clicar no Gnome-PPP, KPPP ou qualquer outro discador de sua preferência sem ter que configurar nada, já que o SmartConnect3G já criou a configuração para ser usada no discador.

Eu testei esse programa e consegui fazer funcionar em várias distribuições diferentes:

PCLinuxOS 2007
Ubuntu 7.04 para PowerPC (para iMacs G4)
Ubuntu 8.10 x86_32 bits

E em todas as distribuições, foram possíveis conectar no modem 3G.

Basicamente esse software pode rodar em TODAS as distribuições Linux que tiverem suporte a udev, que tenham o wvdial instalado (quase todas) e que tenham o gambas2-runtime instalado.

Fonte desta postagem (ctrl+c): SmartConnect 3G

Um abraço e até a próxima.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Em breve lerei seu comentário.

Os comentários podem ser moderados. Estarei removendo spams, comentários ofensivos, trols, discussões inúteis e qualquer coisa que não venha a contribuir com o blog.