7 de abr. de 2011

Recuperar o grub após a instalação do Windows! (em 3 passos)

Vamos direto ao ponto. É uma dica velhinha, mas é sempre bom relembrar.

Se você instalar o Ruindows depois de instalar o Linux, você perde o grub e não consegue mais dar o boot pela distribuição.

Solução:

Você deve dar boot na máquina usando um live-cd ou um pendrive com Ubuntu ou outra distro que use o grub2;

1- Devemos descobrir em qual partição está instalado o nosso Linux.
Abrimos o terminal e usamos o comando: sudo fdisk -l. Na imagem abaixo vemos que o Linux está instalado na partição /dev/hda7.

2- Montar a partição no diretório /mnt.
 Usaremos o comando sudo mount /dev/hda7 /mnt. A partição é a mesma do passo 1.

3- Passo final. Reinstalar o Grub.
No terminal use o comando sudo grub-install --root-directory=/mnt/ /dev/hda.
O comando é /hda mesmo, e nao hda7.

Provavelmente vai ter dar  a mensagem de "Instalation finished, no error reported". E então é só reiniciar a máquina. Se as entradas do grub se perderam, pode recuperá-las usando o comando sudo update-grub.
Obs. sudo update grub2.

7 comentários :

  1. "...Se as entradas do grub se perderam, pode recuperá-las usando o comando sudo update-grub..."

    Amigo, obrigado pelo post, mas pintou essa dúvida ai:

    O comando sudo update-grub deve ser dado com o live cd novamente, e se for isso, tem que montar a partição de novo,

    ou dou o comando com o sistema carregado, se carregar?

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que tanto LL Martins... esse comando somente reconstroi a arvores do grub.

    ResponderExcluir
  3. No último comando, utilizem "sudo update-grub2" :p

    ResponderExcluir
  4. Muiito obrigado pela "simples dica" mas que me resolveu um grande problema meu e de muitos
    obrigado
    .
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. Olá...muito obrigado pela dica...eu ja havia tentado 3x outras formas, sem sucesso...e esse foi o mais simples e mais eficiente....;)valeu...

    ResponderExcluir
  6. perfeito!!!
    sudo update-grub funcionou!!!
    valew!!

    ResponderExcluir
  7. me diz uma coisa, tenho instalado no meu PC o ubuntu 12.10 x64, mas eu só tenho o cd de instalação i386, posso rodar ele, entrar no terminal e dar esse comando? vai funfar?
    edu.lagamba@hotmail.com
    skype: eduputamerda

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo! Em breve lerei seu comentário.

Os comentários podem ser moderados. Estarei removendo spams, comentários ofensivos, trols, discussões inúteis e qualquer coisa que não venha a contribuir com o blog.