26 de jul. de 2009

Acer Aspire One D250 com Ubuntu Netbook Remix

Há poucos dias comprei um netbook Acer One D250 e então resolvi instalar o Ubuntu Netbook Remix (UNR), devido à sua optimização para este tipo de equipamento. Gostei muito mesmo e vou postar aqui alguns aspectos.

Instalação:
A instalação é bem simples, como no Ubuntu. Aliás é idêntica. Meu netbook possui HD então instalei usando o EXT4. Em equipamentos com SSD como HD, ouvi recomendações de se usar EXT2.

Configuração do ambiente:
O Ubuntu netbook remix vem por padrão usando um desktop personalizado para utilizar em telas pequenas, como na imagem abaixo.
Realmente é bem funcional e estável este modo. Todas as ferramentas estão à mão e ainda você tem um "favoritos" para adicionar a sua tela principal os programas que mais utiliza.
Minha telinha é de 10" e então eu resolvi utilizar a interface clássica, igual a do nosso Ubuntu. Você pode alterar indo em Sistema - Preferencias - Alterar modo da área de trabalho.

Integração com Hardware:

  • Processador Intel Atom: Tudo ok. O sistema consegue gerenciar legal o processador, graduando sua velocidade conforme você definir ou deixar de forma automática. Você pode adicionar a sua barra de tarefas o "Monitor de graduação da frequência da CPU" e escolher os modos / frequências disponíveis para gerenciar seu processador;
  • Teclado / touchpad: Reconheceu todas as teclas e atalhos da tecla "Fn". Sem nenhum problema com o touchpad;
  • Webcam: Já veio com o modulo pronto e com o Cheese instalado e configurado. Não testei com o Skype ainda, mas pelo que li funciona sem problemas;
  • Placa de vídeo: Nenhum problema. A placa é uma intel 965 se não me engano e o netbook usa uma tela de 10.1" de resolução 1024x800. Tudo correto, inclusive com os efeitos de aparência funcionando. O compiz também pode ser ativado.
  • Rede (Wireless e cabo): Com a rede wireless não tive qualquer problema, reconheceu já na instalação. A rede por cabo (Attansic[Atheros com fio hehehe]) ele não reconheceu, mas consegui resolver. Veja mais no final como arrumar isso.
  • Som: Som reconhecido e funcionando com alguns poréns. De vez em quando ele dá uns chiados ao reproduzir algum video. Mas se parar e abrir de novo o video ele não dá mais. O MIC frontal não ta funcionando. Tem uma dica no final do artigo também.
  • Gerenciamento de energia: Aparentemente bem fiel quanto aos tempos de descarga e recarga. Aqui uso uma bateria de 6 células o que dá uma autonomia de mais de 5 horas e indica isso corretamente. Ainda não testei hibernação e suspensão, mas parece que funciona.
Visão geral:
Gostei muito do comportamento do UNR no netbook. Ainda mais com a opção de se usar a interface clássica do ubuntu. Creio que a interface padrão do UNR seja mais útil em netbook com telas de 7". Os de 8.9", 10.1" e 11" não terão problemas de espaço.
O desempenho é bem aceitável dado a velocidade do processador (1.6mhz). Faço quase tudo o que fazia com o outro notebook. Mas esse utilizo somente para office e navegação, então atende perfeitamente.

Resolvendo alguns problemas:

Rede cabeada:

Para resolver o lance da rede cabeada primeiro temos de baixar o driver direto da Atheros por este link: http://partner.atheros.com/drivers.aspx/ e baixe o AR813X-linux-v1.0.0.9.tar.gz.
Ele vai dar uns erros na descompactação mas ignore.
Pelo terminal entre na pasta SRC e de o comando MAKE.
Copie o arquivo atl1e.ko para os drivers do kernel. Utilize este comando:
sudo cp atl1e.ko /lib/modules/2.6.28-13-generic/kernel/drivers/net/atl1e
*Para saber a versão de seu kernel use o comando "uname -r".

Agora vamos para a dita pasta do comando anterior:
cd
/lib/modules/2.6.28-13-generic/kernel/drivers/net/atl1e

De o comando:
modprobe atl1e.ko
Veja no gerenciador de redes se a sua placa com fios aparece. :D

Para não ter que dar um modprobe toda vez que ligar o note, faça o seguinte:
sudo gedit /etc/init.d/rc

Digite antes do "exit 0" o comando:
modprobe atl1e.ko


Som:
Tem uma recomendação na comunidade sobre o driver da Alsa. Tens de baixar e compilar. Eu ainda não consegui fazer :s. Mas segue o link: https://help.ubuntu.com/community/AspireOne Role a página até o título: Note for AspireOne D250.
Para o atalho do controle de volume funcionar corretamente, acesse o menu sistemas - preferencias - som. E no então configure o "Faixa padrão de mixer" com HDA Intel (Alsa mixer).

Quem tiver algo útil para adicionar pode comentar que adiciono aqui com os devidos créditos.
Abraços.

23 comentários :

  1. Olá amigo,
    Também uso a mesma versão no meu Aspire One, não tive problemas e funciona redondo, tanto que resolvi instalar no meu desktop e não tenho tido problemas. Saberia dizer se usar no desktop incorre em subutilização do mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Creio que voce nao tera problema algum! abracos.

    ResponderExcluir
  3. tudo bom Cristiano?

    Muito bacana seu artigo, gostaria de te convidar a escreve-lo na nossa wiki.
    http://wiki.ubuntu-br.org/Netbooks/AcerAspireOne

    Assim poderemos centralizar as informações em portugues. Você pode escreve-lo sem formatação, isso daí depois nos formataremos caso você não saiba.
    Abs e parabens.

    p.s: Eu tenho dois aspire one, um 8.9 e um 10.1 e os dois funcionaram tranquilamente. Quando ao driver da rede, se seu wifi estiver conectado o própio ubuntu resolve.

    ResponderExcluir
  4. Caros, também tenho um Acer Aspire One e acabei de instalar o Ubuntu Remix. Está tudo funcionamento perfeitamente. No entanto, n~ao consigo reconher o ecento til do teclado. N~ao comprei meu Netbook no Brasil, foi na Espanha. Mesmo configurando o teclado n~ao consigo corrigir o problema. Alguma sugest~ao? Grato. Leonardo Assis

    ResponderExcluir
  5. Leonardo,
    O teclado que nao tem o ç, deve ta configurado como us_intl.
    Va em sistema - preferencias - teclado;
    modelo do teclado:abnt2 brasileiro;
    disposicao: EUA internacional alternativo (antigo us_intl)
    abs. QQr coisa me mande um mail.

    ResponderExcluir
  6. Excelente artigo. Fiquei surpreso com a velocidade e estabilidade. Instalaei no meu notebook sem problemas. 100%!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do artigo, instalei no meu. porem mudei para o modo antigo da area de trabalho. O q aconteceu. eu reiniciei, ai ele voltou sem as barras, onde fica aplicativos, essas coisas. alguem sabe como resolver o problema?? se alguem souber. por favor enviar e-mail para diogo.falcomer@gmail.com.

    ResponderExcluir
  8. Corrigir o link do driver:
    Errado: http://partner.atheros.comdrivers.aspx/
    Certo : http://partner.atheros.com/drivers.aspx/
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Link corrigido.
    Obrigado Rodrigo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Cristiano,
    gostaria de saber onde você adquiriu a bateria de 6 células.
    Otávio Cunha

    ResponderExcluir
  11. Cara, muito bom post, parabéns. Mas olha só:

    O link para o download ainda tá quebrado, baixei o driver nesse:

    http://partner.atheros.com/Drivers.aspx

    Outra, na hora de instalar eu fiz um pouco diferente de ti, do teu jeito não deu certo aqui para mim. Se quiser dar uma conferida ou para o pessoal que passar por aqui, ta ae o link explicando como fiz:

    http://linuxieu.blogspot.com/2009/08/rede-com-cabo-no-acer-aspire-one-d250.html

    No final da postagem citei o link da tua postagem e mais outro que usei como referência.

    Me livrei da dor de cabeça, obrigado pela ajuda, abração.

    ResponderExcluir
  12. eu to com um aspire one D250 e tenho o ubuntu 9.04 mas o teclado esta todo desconfigurado me ajude ai por favor.
    vlw.

    ResponderExcluir
  13. Se o teclado é americano (sem o ç), o layout é EUA internacional (antigo us_intl);

    ResponderExcluir
  14. Mas qual é o passo pra essa configuração?.

    ResponderExcluir
  15. Eh barbada cara, anotei nesse link como faz:

    ;)

    http://linuxieu.blogspot.com/2009/11/configurar-teclado-ubuntu-904.html

    ResponderExcluir
  16. Comprei recentemente um Acer aspire one d250 e queria testar o ubuntu, mas nunca trabalhei com outro tipo de sistema operacional a não ser o windows, exige algum conhecimento mais detalhado para o uso desse sistema? como criar o pen drive boot ubuntu para instalar no netbook agradeço!

    ResponderExcluir
  17. Retificando: a resolução do vídeo é de 1024 x 600 (16:9).

    Estou achando sensacional a distro UNR instalada no meu AO D-250. Utilizo o Ubuntu 9.10 no Desktop em casa e o 9.04 no trabalho. Há oito anos sem problemas, sem a neura do anti-vírus, usar Linux passou de experimento / curiosidade a prazer e plena satisfação. Evidentemente que tem-se de mudar um pouco a postura: pesquisar algumas coisas e ter mais interesse pelos comandos do sistema (não é necessário, mas ajuda!).

    No Aspire One tenho apenas uma coisa a resolver: a "arrancada". Explico: frequentemente tenho de tentar a partida do sistema (ligando-o várias vezes) até conseguir o boot, quando aparece o logo do Ubuntu. Mas, depois de "pegar no tranco", nenhum problema: a instalação ficou muito boa (seria ótima, não fosse o problema citado).

    ;-)

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem... é que comprei um aspire one faz dois dias, dai eu mandei formatar e ficou com um problema sério no som trava as musicas não consegue ler as musicas normal, nem sei mais o que faço vou levar onde comprei pra ver se troca mais vai dar um rolo até trocar, se vc souber um jeito de me ajudar a resolver esse problema pq o cara que formatou falou que o problema é no net ele ja desinstalou os drives e instalou novamente fez um monte de coisa e continuou assim as vezes pode nem ser nada grave mais as vezes pode ser problema nele mesmo se vc ja viu isso me ajuda por favor meu problema só é esse agradeço muito desde já ! Karlany Diniz...

    ResponderExcluir
  19. resolução 1024x800 ou meu Acer D250 10.1 não consegui essa resolução somente 1024x por 600 como conseguiu no ubunto?

    ResponderExcluir
  20. A config do acer one 10.1 eh 1024x600px. É a que ta no meu.

    ResponderExcluir
  21. resolução da tela é 1024x600

    to com problema pra rodar com dois monitores aqui em modo dual view, modo clone eu consigo mas dual view tá o capeta de danado pra fazer funcionar

    ResponderExcluir
  22. Comprei meu AAO em Monte Video - Uruguay, instalei o ubuntu netbook remix 9 nele mas o teclado ficou desconfigurado, cheguei a uma configuraçao proxima mas mesmo assim nao consigo utiilizar o comando de "arroba" por exemplo porque para isso preciso colocar o comando Ctrl+Alt+2.

    resumindo todos comandos do teclado que preciso usar Ctrl+alt+ nao funcionam.


    poderia me ajudar?

    grato desde ja.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo! Em breve lerei seu comentário.

Os comentários podem ser moderados. Estarei removendo spams, comentários ofensivos, trols, discussões inúteis e qualquer coisa que não venha a contribuir com o blog.