16 de jul. de 2011

Habilitando o "SUDO" no Fedora 15

Uma coisinha que me irritava no Fedora 15 era que, quando precisava executar algum comando como admin, tinha que usar o "SU -" e não o SUDO como usava no Ubuntu e Debian.

Porém, consegui resolver o lance, com uma pequena configuração.

Edite o arquivo SUDOERS com o seguinte comando:
su - [enter]
gedit /etc/sudoers
Na linha que tem a config do root para o SUDO, imediatamente abaixo adicione seu usuário com os mesmos parâmetros.
Ex.

root ALL=(ALL) ALL
seu_usuário ALL=(ALL) ALL

Salve, feche o gedit e dê um exit no terminal.
Se fez tudo certo, podes usar o "sudo" à vontade.
Faça um teste, digite no terminal:
sudo gedit

Ele deverá pedir sua senha de usuário e lançar o gedit como admin.

Abs.

Um comentário :

  1. O jeito mais "limpo" de fazer isso seria adicionando o seu usuário ao grupo wheel, ao invés de adicionar um usuário a um no sudoers:
    # gpasswd -a wheel

    O wheel é o grupo padrão de todos os usuários que tem permissão de usar o sudo, mas não sei se vem habilitado em todas as distros. Se não tiver, adicione no /etc/sudoers:
    %wheel ALL=(ALL) ALL

    E lembrando, editar o sudoers é perigoso, pois qualquer erro nele e o sudo PARA de funcionar. No Fedora não é tão crítico porque você ainda tem a conta de root funcionando, mas é melhor não abusar:
    # EDITOR= visudo

    O visudo abre o sudoers e na hora de salvar ele checa o arquivo para ver se não tem nenhum erro, além de setar a permissão correta para o arquivo (600, se não o sudo também não funciona).

    Para finalizar, durante a instalação do Fedora se você selecionar seu usuário como administrador do sistema, ele faz tudo isso automaticamente para você.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo! Em breve lerei seu comentário.

Os comentários podem ser moderados. Estarei removendo spams, comentários ofensivos, trols, discussões inúteis e qualquer coisa que não venha a contribuir com o blog.