25 de mai. de 2011

Superaquecimento em notebook Acer: cooler não liga!

Novamente o pessoal anda tendo problemas com Ubuntu instalado em alguns notebooks Acer (5315 series, por exemplo). Não somente nos Acer, ocorre também com alguns Philco e também em outras marcas.

No Acer 5315 eu resolvi utilizando um script que irei compartilhar abaixo.

Link para download do script: http://www.4shared.com/file/1KjZO2hH/acer_fancontroltar.html

  • Efetue o download;
  • Descompacte o arquivo (tar xvfz acer_fancontrol.tar.gz);
  • Edite o arquivo acer_fancontrol para selecionar a quantia de memória correta, conforme o que você tem no note:
Neste caso, está selecionado para 2gb (default). Para usar o de 512, por exemplo, teria de por um # na frente deste em vermelho e retirar o # do outro.
  • Instale o script:
sudo cp acer_fancontrol /usr/bin
sudo cp mempat /usr/bin
  • Para ele rodar a cada inicialização:
sudo gedit /etc/rc.local
Insira "acer_fancontrol" antes do "Exit 0"

Testei num Acer5315 com 2gb RAM e ficou funcionando adequadamente.

3 comentários :

  1. No meu caso, uso um CCE serie T.Win T546L. Eele fica com o cooler direto ligado no max. Sabe se essa dica serve para esse modelo??

    ResponderExcluir
  2. O meu as vezes faz muito barulho. as vezes esquenta, mas acho que o cooler está ligado. Tem como vc descrever como eu sei se o cooler está desligado ou se ele está esquentando além da conta? Obrigado
    Meu ACer é um 5920 2gb de ram

    ResponderExcluir
  3. meu acer 5315 tem 3GB de RAM...como seria a configuração??

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo! Em breve lerei seu comentário.

Os comentários podem ser moderados. Estarei removendo spams, comentários ofensivos, trols, discussões inúteis e qualquer coisa que não venha a contribuir com o blog.