5 de nov. de 2009

Cinco razões que fazem o Ubuntu 9.10 melhor que o Windows 7

Segue a transcrição de uma reportagem muito interessante da Pc World sobre o Ubuntu 9.10 e o Windows 7. O mais interessante é que o repórter parece ter sido bem imparcial.

Steven J. Vaughan-Nichols, da PC World/EUA
05-11-2009

Nova versão do Linux (e praticamente qualquer outra distribuição) faz tudo que se precisa no PC, por menos dinheiro e problemas.

Mesmo reconhecendo que a Microsoft fez um bom trabalho com o Windows 7, que o novo sistema operacional está mais leve e é mais seguro que as versões anteriores já lançadas pela empresa, o que faz, então, um grande número de usuários continuar preferindo usar o Linux (sem contar os novos adeptos) e defender a plataforma open source com unhas e dentes?

Se os motivos listados abaixo lhe soam repetitivos, é porque eles continuam a ser os principais atrativos do sistema operacional Linux que a Microsoft ainda não conseguiu vencer.

Segurança
Está provado: o Windows 7 é, realmente, o Windows mais seguro já criado pela Microsoft. Mas é melhor do que o Vista? Sim, é. Mais rápido do que o Windows XP? Hum... não muito. Ele conta com toneladas de aplicativos para ele? Sim.

Mas o Windows 7 vai continuar enfrentando a infindável batalha dos malwares e ainda carrega muito de um modelo de segurança a era pré-internet? Sim, infelizmente a resposta é sim.

É possível manter um PC com Windows seguro, a partir de hábitos seguros e munidos das ferramentas adequadas. Isto é um pouco mais fácil para aqueles usuários com mais experiência em computadores e que não se deixam enganar facilmente pelos novos truques que os criminosos virtuais vem empregando.

O problema é que nem todo mundo tem esse conhecimento e mesmo os que têm não querem passar o tempo todo atentos a esse tipo de situação, não querem ter de se preocupar se serão hackeados enquanto fazem compras na web ou ter de pensar duas vezes antes de visitar um site ou clicar em um link que chegue pelo correio eletrônico.

No Linux, felizmente, esses problemas simplesmente não existem e os usuários podem usar seus computadores sem este tipo de preocupação.

Preço
Ok. Aqui vamos nós, uma vez mais, entrar na discussão sobre preço. Temos o novíssimo Ubuntu 9.10 funcionando perfeitamente em um PC da HP com processador Intel Pentium IV de 1,4 GHz e meros 512 MB de memória RAM, equipamento comprado em 2000. Seria impensável - e impossível - rodar qualquer versão decente do Windows 7 nesse equipamento.

Mas vamos deixar a questão do hardware de lado por um momento e pensar no preço do software. A versão mais barata do Windows 7 (Home Basic Full), no Brasil custa 329 reais - não existe a opção de atualização, embora a Microsoft possa lançá-la no início do próximo ano. Em contrapartida, o preço do Ubuntu 9.10 é... zero. Basta baixá-lo, instalar e começar a usar.

Atualização mais fácil
Para atualizar o Ubuntu no PC mencionado acima, foram necessários os seguintes passos: baixar o arquivo e queimá-lo em um CD; iniciar o PC a partir deste disco e instalar o Ubuntu 9.10 nele. O tempo total para realizar isso foi inferior a uma hora.

A instalação do Windows 7 a partir do XP é um processo muito mais complexo e, em nossos testes, consumiu cerca de oito horas. Uma forma de encurtar esse processo é contar com o auxílio de alguns programas extras com o Windows Easy Transfer e o PCmover, além do disco de instalação do sistema operacional propriamente dito.

Definitivamente, esse não é um processo simples, a não ser que você goste muito de lidar com tecnologia e decida fazer isso por sua conta e risco. Se realmente quer usar o Windows 7, o melhor a fazer é comprar um PC novo já com o sistema operacional instalado.

Compatibilidade de hardware
Ainda existe uma ilusão persistente de que o Linux suporta apenas um limitado conjunto de periféricos. Este é um conceito totalmente incorreto. O Ubuntu Linux é capaz de lidar com praticamente qualquer hardware disponível no mercado. Tudo bem que existem alguns itens específicos, em particular algumas placas gráficas e chipsets, para os quais será necessário baixar um driver adicional para poder obter o melhor desempenho gráfico possível.

Mas o que isso tem a ver com a comparação entre o Windows 7 e o Ubuntu? Muito. Ainda que a Microsoft tenha feito um trabalho muito melhor no quesito suporte a hardware com o novo Windows do que vimos no Vista, ainda existem alguns falhas de suporte com relação a alguns dispositivos bem comuns.

Por exemplo, o problema de sincronização do iPhone com o Windows 7 que parece resultado de um combinação entre a versão 64 bits do novo sistema operacional e algumas placas-mãe de alto desempenho que utilizam o chipset Intel P55 Express.

Ou que tal isso: as impressoras da HP ainda não possuem drivers compatíveis com o Windows 7. As informações mais recentes da consultoria IDC dão conta de que a HP detém 54% do mercado norte-americanos de impressoras. É inacreditável

Aplicativos
O senso comum sugere que o Windows tem a vantagem de possuir o maior número de aplicativos disponíveis do que a plataforma Linux. E de fato tem, é fato.

Mas quantos desses os usuários realmente precisam e utilizam? É claro que se o que o usuário realmente precisa são recursos que só existem, digamos, no Adobe Photoshop, então ele não tem qualquer motivo de pensar em usar o Ubuntu nem qualquer outra distribuição Linux. Nesse caso, a pergunta seria: então por que não escolher rodas o Snow Leopard em um Mac? Mas esta é outra discussão.

Entretanto, com exceção de jogos, nada parece apontar em favor do sistema operacional da Microsoft. O Ubuntu (e várias outras distribuições também) vem com uma suíte de aplicativos de produtividade gratuita que faz praticamente tudo que o Office da Microsoft é capaz de fazer.

Quer um cliente de e-mail? O Outlook Express não vem mais com o Windows 7 (embora se ainda seja possível baixá-lo do site da Microsoft). Já o Ubuntu oferece o Evolution, um dos melhores utilitários de e-mail já desenvolvidos.

Precisa fazer backup do seu PC? As duas plataformas oferecem isso, mas apenas o Ubuntu proporciona um serviço online, o Ubuntu One, com 2 GB de capacidade disponível (gratuito) e 50GB no serviço pago.

Caso necessite de uma ferramenta que não tenha vindo com a distribuição, basta visitar o Ubuntu Software Center, a “loja” do Ubuntu. As aspas estão aí porque tudo o que está lá é gratuito.

No caso do Windows, todo mundo conhece o caminho das pedras. Ou você compra o aplicativo que precisa (seja em uma loja física ou online) ou procura por algo que sirva no Download.com ou Tucows, por exemplo. Só não se esqueça de ter seu cartão de crédito em mão, afinal um bom software para Windows dificilmente será gratuito.

Considerações finais
Não esperamos, mesmo, convencer fãs de carteirinha do Windows a trocar de plataforma. Nosso objetivo é acrescentar um pouco mais de lenha na discussão e colocar os usuários para pensar. Se puder, experimente o Ubuntu - e pode-se fazer isso mesmo sem mexer em nada na sua instalação Windows atual.

Quem sabe você não acabe descobrindo que esta distribuição (ou qualquer outra) do Linux é capaz de fazer tudo o que você precisa em um computador com muito menos problemas e sem precisar gastar nada.

15 comentários :

  1. Adorei muito bem explicado sou usuario do ubuntu 9.10
    e espero que muitos usuarios testem o ubuntu para conheçer ele como eu fiz :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom a matéria.
    Uso ubuntu desde a versão 8.04 junto com o XP prof. No meu note. Fiz download do 9.10 por torrent formatei a partição que tinha o 9.04 e instalei o 9.10. Alguns dos aplicativoa que tinha no anterior nao funcionaram mais, o meu modem 3G não reconheceu mais tbm. Fiquei sem net. Confesso que fiquei muito decepcionado e voltei a usar a versão 9.04 de novo. Que por enquanto é a melhor de tados.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria mesmo, gostei muito. Também sou usuário Ubuntu a pouco tempo, tenho o Ubuntu 9.10 e o Windows 7 instalados no meu notebook, confesso que uso bem mais o Ubuntu do que o Windowa 7 e recomendo o Ubuntu a todos os meus amigos! Fazendo um comentário sobre o que o Juarez disse, eu tinha instalado a versão 9.04 e instalei a versão nova e tive problemas com a internet tbm, ele não reconheceu o driver Wi-Fi, ai o que eu fiz, conectei ele fia cabo, e atualizei o sistema, reiniciei e ele reconheceu os drivers! tente isso tbm, que sabe num de certo! Mas em alguns quesitos ainda prefiro a versão 9.04!!! um abraço a todos

    ResponderExcluir
  4. A matéria é boa, sim. Alguns pontos fazem sentido.
    Mas instalei Windows 7 em vários computadores, utilizo desde o primeiro beta...e devo lhe dizer que a sua análise foi superficial, você a fez de uma maneira "mais voltada" para o Ubuntu, favorecendo. Fora que no site da HP tem drivers para o Windows 7 (experimente procurar pelo modelo da impressora, aí clique em drivers). A instalação a partir de um PC limpo leva meia hora. Se você levou oito horas pra fazer backup dos seus dados que estavam no XP pro Vista...po, vc deve ter 2TB de informação né cara. Ainda com 2TB, existem procedimentos práticos para encurtar isso. Ubuntu é mais seguro sim, mas o Windows 7 deu um grande passo para melhorar as coisas. Enfim...acredito que deva rever o que escreveu , e comparar com a atualidade.

    ResponderExcluir
  5. Zorak, quanto tempo você utilizou o ubuntu?

    ResponderExcluir
  6. O "Lunga" é conhecido pessoal meu, dos tempos de Gerdau, e pelo que vejo é um grande entusiasta desse grande S.O., assim como eu me tornei. Parabéns pelas pesquisas, seu blog/fórum é referência na Internet para a pesquisas de soluções desta plataforma.
    Aproveitando o ensejo, gostaria de saber se você não poderia publicar um tuto sobre como editar o arquivo que anteriormente se chamava "menu.lst", que aparentemente mudou no novo Ubuntu (para dual-boot). Como a minha esposa ainda usa Windows, preciso deixá-lo como primeira opção de boot :-( e ainda não aprendi a fazê-lo na versão 9.10...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57895.0.html

    Neste link tem uma dica boa de como recuperar o Grub2, presente no Ubuntu 9.10.
    Estou meio sem tempo de até mexer na distro, mas quando puder coloco um tuto sobre o grub2.
    abraços e obrigado Monteiro.

    ResponderExcluir
  8. O link da pc world tah errado!

    ResponderExcluir
  9. Tive problemas no passado para atualizar uma versão do ubuntu para uma nova. Mas, atualizei a 9.04 para 9.10 em dois Desktop e um Note Itautec w7655 e funcionou tudo. Alias o som sumiu e depois de 4 atualizações, reiniciei e pronto, funcionou tudo. Mas estou instalando o Win 7 home Original desde 16:00 e são mais de 00:00 e a tal de impresora hp 3845 não funciona, alguns jogos também não, a internet foi um saco para funcionar e mesmo assim tive que usar um roteador para ligar a cabo via dhcp.
    Veja bem, uso Linux em terminal há muito tempo e Desktop desde 2000. O Windows desde do MSDos, win 3.11 e confesso que o Linux é melhor e ponto final. É tudo um cultura de costumes. Tanto é que no olhar digital, passou uma matéria de duas crianças que cresceram usando Ubuntu e quando conheceram o Windows, simplesmente rejeitaram... Fazer o quê? Nada! Cada um usa o que mais de fazer bem. Mas, a verdade é que o Linux está abafando tudo e com maestreza. É assim em tudo que vejo e sinto. Embarcados, servidores (nem precisava falar), Desktop .... ... ...
    Trabalho com segurança em sistemas operacionais e tem muita gente aqui pelo menos instalando em dual boot Ubuntu + Windows. Acontece que cada vez mais estão usando o Ubuntu e deixando o Windows para aqueles games... Só games... Mas, e quando as empresas (muitas já estão produzindo games para Linux) acordarem...
    Bom o Windows é bonito, é fácil de usar se algum expert deixar configurado do jeito que o usuário final pedir... Mas, o formato root (super seguro) + /home/user = imbatível.
    Por que,,,, A Microsoft não copia este método,,, eu deixo,,, e todo mundo fica feliz...
    Vou para de fazer papel de bobo... Enquanto menos gente gostar de Linux, mas eu ganho no meu emprego...

    ResponderExcluir
  10. Eu era usuario de windows, conheci o ubuntu na versao 4.10, resolvi ter ambos, windows e ubuntu na versão 6.06 e na versão 7.04 passei a usar definitivamente ubuntu, mantendo o windows em uma maina virtual, para os programas q n funcionam no ubuntu.

    Cristiano:

    Adorei a materia, parabens!, outros aspectos que vc n comentou do ubuntu, e q eu particularmente ADORO:

    Vc pode provar ele sem instalar, pro usuario normalzinho(so quer saber de editar uns textos, visitar alguma web e MSN), só com o liveCD já vai notar que MESMO SEM INSTALAR o ubuntu já pode fazer td isso.

    Vc pode instalar o /home em outra partição, o /home é onde vai ficar toda a tua informação e mais as configuraçoes de alguns programas e certos aspectos do sistema, assim, se vc quiser/tiver que reinstalar muitas coisas da tua configuração JÁ vao estar ali.

    Vc pode ter o Ubuntu instalado num pendrive(como sistema e nao akele eskema de passar o liveCD ao pendrive), coisa que nenhum windows te deixa fazer. Imagina que vc vai na casa de um amigo, e precisa ter ali um sistema ja com certas configuraçoes ja feitas. n tem jeito né? tem sim, vc vai com esse pendrive e reinicia o computer, faz boot pelo pendrive e pronto, qdo vc acabar o computer do teu amigo vai continuar INTACTO. No meu caso, eu trabalhei durante anos numa instalação governamental e militar, e me permitiram que mostra-se a eles a versatilidade do ubuntu, e ficaram impresionados.

    Td isso, gratis.

    A parte do que ja posso fazer no ubuntu, td isso que eu citei acima é que fazem valer a pena usar ele. a parte de que o pendrive que eu tenho, para usar na casa de amigos e familiares(qdo e se preciso), esta totalmente criptografado, se eu chega-se a perder esse pendrive, poderia ficar trankilo, pq sei q será mto dificil que alguem possa extrair a informaço que tem ai, alem disso o mais importante fica backupeado..;)

    ResponderExcluir
  11. Gostei das explicação e comparações sobre os sistemas operacionais, pretendo futuramente comprar um Macbook, e vou aproveitar o meu PC antigo para instalar e testar o Linux Ubuntu.

    Pelo que eu li tenho certeza que vai rodar liso, o PC é um Athlon XP 2.4, 80GB de HD, 1,5GB DDR, 256 de vídeo ATI Radeon 9600 PRO.

    Não aguento mais Windows, é sempre bom conhecer outras plataformas.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom ver os depoimentos do pessoal sobre o Linux... Uso a uns 4 anos direto o Ubuntu, e só uso o Windows (original) para jogar, pois ainda é mais barato que comprar um desses consoles...

    ResponderExcluir
  13. por enquanto irei ficar com a versao 9.04 instalei a 9.10 mas estava dando problema de root não tinham mais permição pra nada, usava ate recentemente o ubuntu + XP, no caso do XP tinnha um cd anterior original que veio com meu pc mas vendi o pc e claro que o cd foi junto, para naum ter que usar uma versão pirateada desistalei o xp de camelo que tinha aqui e fiquei so com o ubuntu que ate agora me agrado com a 9.04 mas irei baixar a 9.10 da ultima que instalei eles tinham resolvido o problema do som que não conseguia usar fone de ouvido ate a versão 9.10

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo! Em breve lerei seu comentário.

Os comentários podem ser moderados. Estarei removendo spams, comentários ofensivos, trols, discussões inúteis e qualquer coisa que não venha a contribuir com o blog.