9 de out. de 2008

Instalando e configurando o SAPGui (ou SAP logon) no Ubuntu!!!

Sinceramente, eu não sabia que existia um SAP logon para linux. Mas existe e funciona muito bem mesmo!!! A SAP disponibiliza uma versão independente, também chamada de Platin gui. Instalei aqui e fiquei surpreendido com a performance e estabilidade.
Mas vamos ao que interessa!!!

Instalação:

Em primeiro lugar, devemos ter o Java (JVM) instalado. Se não tem, siga estas intruções.

Agora precisamos baixar a PlatinGUI deste link: ftp://ftp.sap.com/pub/sapgui/java/ ( ou por este do rapid share). A versão mais atual é a 7.00 r4.

Depois do download efetuado, vamos instalar. Abra um terminal e siga:

java -jar PlatinGUI-Linux-700r4.jar

Siga em frente e deixe as opções default das telas:



Agora vamos configurar a conexão com os ambientes. Abra o software, será apresentada a seguinte tela:






Clique em new e depois vá direto pra aba advanced.








Description: Defina qualquer nome para seu ambiente;
Marque o Expert Mode;

Preste atenção agora:
conn=/H/ -> Deixe como está;

applicationserver -> endereço ip do seu servidor (provavelmente também funciona com o nome)

/S/ -> Deixe assim mesmo;

32XX -> porta, onde o XX é o system number;
Clique em save e pronto.

##EDITADO EM 14/12/2010##
Alterado o formato da String.

Obs. Se você tiver um route server, será preciso mudar um pouco a string.

conn=/H/ip externo/H/servidorinterno(ou ip)/S/32XX

No diretório ~/doc do SapGUI você pode encontrar mais informações.

Um abraço e até a próxima.

12 comentários :

  1. Não há explicação para leigos no que consiste (o conceito) da tal SapGUI.

    ResponderExcluir
  2. Rapaiz... instalei tudo direitinho... porém quando clico no servidor do SAPLogon e é instanciado a conexão (começa a compilar as lib javas para abrir a tela, etc) ocorre um erro: ele não encontrou uma tal lib JNI...
    já passou por isso? instalei o SAPLogon no dir errado? ou isso é problema do JVM?

    ResponderExcluir
  3. Cara,
    Aparentemente parece ser um erro de java. Tem um tutorial aki no blog sobre como instalar corretamente o java.

    abs

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por responder

    Vi o tutorial java, alguns pacotes estavam faltando (java-6-jdk), outros constaram inexitentes ou obsoletos (java-6-plugin).

    Quanto ao arquivo /etc/jvm, naum existia, portanto eu criei como os valores propostos no tutorial.

    (tudo como root)

    ainda assim ocorre o problema:

    "JniAgiLibAdaptor.< init >: Cannot load JNI library"

    serah alguma coisa de permissao para o usuario? como faco para desinstalar e instalar novamente um .jar?

    ResponderExcluir
  5. Teu linux é 32 ou 64bits? Pra mim ainda parece ser um erro de java.
    Testou se teu java esta ok? Aqui no ubuntu nao deu qualquer erro.

    ResponderExcluir
  6. Fala Cristiano.

    Descobri o problema.
    Nao existe Platinum SAPGUI para a plataforma 64bits, apenas para 32bits.
    Baixei e instalei o Ubuntu 32bits e funfou...

    Infelizmente, esse GUI nao possibilita algumas funcionalidades graficas, como Screen Painter e Smartforms. Talvez por causa daqueles erros apontados no log de instalacao (ocorrem na versao 32bits tambem).

    obrigado pela ajuda, abraco

    ResponderExcluir
  7. https://www.sdn.sap.com/irj/sdn/sap-gui#section26

    novo link para download.

    ResponderExcluir
  8. Cristiano, sei que é antigo, mas eu tenho o SAP Logon em uma maquina Windows, só que a tela de conexões é diferente dessa do Linux. E o maior problema no meu caso, é configurar as conexões (como você demonstra aqui), pois essas telas não existem. A versão do SAP Logon é a 7.10... poderia me ajudar?

    Obrigado
    Edson

    ResponderExcluir
  9. O SAPgui do windows é bem diferente mesmo. Me mande um email sobre exatamente o que quer configurar que te ajudo. Ou use o msn que tem no lado direito do blog.
    Abs.

    ResponderExcluir
  10. Cristiano

    Estou com problemas na minha empresa para trabalhar com o SAP Logon 720 na rede wireless.

    Na ferramanta apresenta lentidão com time-out de até 118610ms de resposta.

    Temos o SAP Server ECC 6.0
    Tenho que mudar alguma configuração no meu SAP Server ?

    ResponderExcluir
  11. Ildo,
    Não sou perito em servidores. Mas se a lentidão é somente via rede wireless, provavelmente é a rede que não ta comportando ou o access point desconfigurado.
    Abs.

    ResponderExcluir
  12. Eu instalei o sap Gui direitinho.
    Porém não tenho uma conta de usuário.
    Como faço para obter uma conta SAP?

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo! Em breve lerei seu comentário.

Os comentários podem ser moderados. Estarei removendo spams, comentários ofensivos, trols, discussões inúteis e qualquer coisa que não venha a contribuir com o blog.