12 de fev. de 2009

Unindo partições com o mhddfs

Artigo muito interessante publicado no Dicas-L, por André Luiz Facina.


Segue na íntegra:

Imagine que você possui três HDs, nos tamanhos de 80, 40 e 60 Gb. Imagine agora que você precise de um lugar para armazenar suas músicas, mas não quer simplesmente criar uma pasta em cada disco, até porque esse método seria muito cansativo para se administrar. Então iremos criar um tipo de RAID, e com isso criamos uma única partição (virtual) com a soma dos espaços livres dos três discos. Detalhe, tudo isso sem destruir os dados que já estão nos discos, e o mais interessante, tudo isso com apenas um comando :-)

Descobri essa solução utilizando o mhddfs, que é um módulo do FUSE. O mhddfs permite agrupar pequenas partições em uma única partição virtual, que irá conter todos os arquivos de todas partições membras.

Instalação

A distribuição utilizada foi o Debian Lenny.

# apt-get install mhddfs

Utilização

Vamos dizer que você tenha três discos montados em /media/disco1, /media/disco2, /media/disco3, então você terá algo semelhante a isso:

  # df -h

Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on

/dev/sda1 80G 50G 30G 63% /media/disco1
/dev/sdb1 40G 35G 5G 88% /media/disco2
/dev/sdc1 60G 10G 50G 17% /media/disco3

Depois de instalado o mhddfs, vamos criar um novo ponto de montagem, vamos chamá-lo de /mnt/virtual, que irá conter a concatenação de todas as unidades. E em seguida vamos executar o comando mhddfs seguido dos três diretórios(onde estão montados as três partições) e do ponto onde serão montados.

 
# mkdir /mnt/virtual
# mhddfs /media/disco1,/media/disco2,/media/disco3 /mnt/virtual -o allow_other

option: allow_other (1)
mhddfs: directory '/media/disco1' added to list
mhddfs: directory '/media/disco2' added to list
mhddfs: directory '/media/disco3' added to list
mhddfs: move size limit 4294967296 bytes
mhddfs: mount point '/mnt/virtual'

A opção -o allow_other, permite que o /mnt/virtual seja visível para outros usuários, e não apenas ao usuário que o criou.

Digite novamente o comando df -h e observe que foi criando mais um ponto de montagem.

 
# df -h

Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on
...
/dev/sda1 80G 50G 30G 63% /media/disco1
/dev/sdb1 40G 35G 5G 88% /media/disco2
/dev/sdc1 60G 10G 50G 17% /media/disco3
mhddfs 180G 95G 85G 53% /mnt/virtual

Observe a inteligencia dessa ferramenta, ela criou uma concatenação dos três discos, calculou o tamanho total das unidades juntas (180G), somou o espaço já utilizado (95G), e ainda trouxe o tamanho do espaço livre (85G). Se você entrar em /mnt/virtual perceberá que todos os arquivos provenientes das três unidades se encontram no mesmo lugar.

Mas e se você tentar adicionar novos arquivos em /mnt/virtual?

Quando você cria um novo arquivo em /mnt/virtual, o mhddfs vai olhar para o espaço livre, que permanece em cada uma das unidades. Se a primeira unidade tem espaço livre suficiente, o arquivo será criado nela. Caso contrário, se a unidade está com pouco espaço (tem menos que especificado pelo mlimit opção do mhddfs, que o padrão é de 4 GB), a segunda unidade será utilizado no lugar. Se essa unidade também tem pouco espaço, a terceira unidade será utilizada. Se todas as unidades tem pouco espaço, a unidade com mais espaço livre será escolhida para criar os novos arquivos.

Se resolver adicionar ao fstab para a montagem automática durante o boot, você pode adicionar a seguinte linha:

mhddfs#/mnt/hdd1,/mnt/hdd2,/mnt/hdd3 /mnt/virtual fuse defaults,allow_other 0 0

Bem, esse não é o método mais adequado de se criar um array de discos, mas em muitas situações da vida de um Sysadmin isso poderá ser muito útil. É sempre bom ter uma carta na manga :-)


Fonte: http://www.dicas-l.com.br

Um abraço e até a próxima!!!

11 de fev. de 2009

Entendendo o Puppy Linux

O Puppy Linux é uma distribuição minimalista independente, que utiliza um sistema próprio de gerenciamento de pacotes, oferecendo um sistema bastante simples, onde você pode manipular diretamente os componentes e entender como as coisas funcionam.

Leia mais...

Fonte: www.gdhpress.com.br

Um abraço e até a próxima!

9 de fev. de 2009

Neverball 1.5.0

Neverball é um divertido jogo de habilidade em 3D, no qual você deve controlar uma bola até que ela chegue ao final de cada um dos níveis, tendo de faze-lo o mais rápido possível e coletando o maior número de moedas.
Fazia muito tempo que o jogo não era atualizado, mas a espera foi merecida. Agora podemos desfrutar de 3 conjuntos de novos níveis, redesenharam alguns que já existiam e incluídos níveis desbloqueáveis. a performance da engine foi melhorada com os reflexos ativados e foi incluído suporte para traduções. A lista completa de mudanças pode ser vista no aqui, no changelog.

Essa atualização não veio sozinha! O seu projeto gêmeo, o Neverputt (um jogo de minigolf que vem incluido), também teve sua engine atualizada e incluídos quatro novos cricuitos.

Você pode baixar o código fonte para compilar na seção de downloads do Neverball(link logo
abaixo), o que inclui 141 novos níveis para o Neverball e 134 para o Neverputt.

Nome: Neverball
Versão: 1.5.0
Gênero: Habilidade
Licença: GPL
Plataformas: GNU/Linux, Windows, MacOS X, FreeBSD
Web Oficial: Neverball
Download: http://neverball.org/download.php

Fonte: http://www.linuxjuegos.com

Um abraço e até a próxima!

8 de fev. de 2009

Internet 3G no Sidux linux!

Já tenho alguns artigos publicados aqui sobre como configurar internet 3G no linux.
Mas como me identifiquei muito com essa distro, resolvi publicar sobre como configurar 3G pra ela, o que também vale para outras distros baseadas em debian.

Vamos lá!

Em primeiro lugar devemos plugar o modem e nos certificar de que o sistema reconheceu adequadamente o dispositivo.

Conectado, digite o seguinte comando: $dmesg | grep modem

Deve aparecer algo como o print abaixo. O que nos interessa é a linha em destaque.
Vemos no print que o modem GSM foi reconhecido. Caso não tenha sido reconhecido, de uma olhada em meus outros artigos sobre 3G.

O Sidux (acho que todas as distros) vem com o wvdial instalado. Ele é um discador padrão, configurado por um arquivo. Vamos fazer isso.

De o seguinte comando, como root: #mousepad /etc/wvdial.conf
*Usei o editor mousepad, padrão do sidux, mas você pode utilizar o gedit, nano, etc;

Cole o seguinte texto dentro dele, apagando tudo o que tem dentro. Se atente para os comentários em vermelho.

[Dialer 3g]
Modem = /dev/ttyUSB0
Baud = 921600
DialCommand = ATDT
Check Def Route = on
FlowControl = Hardware(CRTSCTS)
Username = username
Password = senha
Phone = *99#
Stupid mode = 1
Auto Reconnect = on
Auto DNS = on
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2
Init3 = AT+CGDCONT=1,"IP","apn"
ISDN = 0
Modem Type = Analog Modem

Vamos aos comentários em vermelho. Seguem alguns exemplos, substitua pelo da sua operadora:

Claro digital:
Usuário/senha: claro
Phone (número a ser discado): *99***1#
APN: bandalarga.claro.com.br

Brasil Telecom:
Usuário/senha: brt
Phone (número a ser discado): *99#
APN: brt.br

Vivo:
Usuário/senha: vivo
Phone (número a ser discado): *99#
APN: zap.vivo.com.br

Tim:
Usuário/senha: tim
Phone (número a ser discado): *99# ou *99***1#(para os planos edge)
APN: tim.br

Depois de devidamente configurado, salve o arquivo e de o seguinte comando: wvdial 3g
Ele discará e você já estará conectado.

Depois de conectar, recomendo que baixe o gnome-ppp e o configure. Ele é um discador com uma interface grafica e, depois de conectado, fica no systray.
Configure-o assim:




Caso ainda não dê certo, deixo uns links para darem uma olhada:
http://www.mundolunga.com/search/label/3g
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/3g-linux/

Um abraço e até a próxima!

6 de fev. de 2009

Listão de emuladores pro Linux!


Para quem tem saudade de algum video-game.. segue um listão dos emuladores de consoles disponíveis pra linux!



Amstrad CPC - Arnold (http://arnold.emuunlim.com/)

Apple Mac - QEmu (http://fabrice.bellard.free.fr/qemu/)
Basilisk II (http://basilisk.cebix.net/)

Arcade
- Mame (http://www.mame.net/)
X-Mame (http://x.mame.net/)
Modeler (http://www.emuhype.com/)
Raine (http://www.rainemu.com/)
Zinc (http://www.emuhype.com/)

Atari 2600 - Stella (http://stella.sourceforge.net/)
Z26 (http://www.whimsey.com/z26/)

Atari 800/800 XT - Atari800 (http://atari800.sourceforge.net/)

Atari 5200 - KAT5200 (http://home.cfl.rr.com/jberlin/kat5200/)
Atari800 (http://atari800.sourceforge.net/)

Atari St - Steem (http://steem.atari.st/)

Coleco Vision - Meka (http://www.smspower.org/meka/)
ColEM (http://fms.komkon.org/ColEm/)

Commodore C16/Plus4 - VICE (http://www.viceteam.org/)

Commodore C64 - VICE (http://www.viceteam.org/)

IBM PC - ScummVM (http://scummvm.sourceforge.net/)
Bochs (http://bochs.sourceforge.net/)
QEmu (http://fabrice.bellard.free.fr/qemu/)
Frotz (http://frotz.sourceforge.net/)

Mattel Intellivision - Bliss (http://bliss.kylesblog.com/)
jzIntv (http://spatula-city.org/~im14u2c/intv/dl/)

Milton Bradley Vectrex - ParaJVE (http://vectrex-emu.blogspot.com/)

MSX - openMSX (http://openmsx.sourceforge.net/)
fMSX (http://fms.komkon.org/fMSX/)

NEC PC-Engine - Hu-Go! (http://www.zeograd.com/)

NES 8 bits - FCE Ultra (http://fceultra.sourceforge.net/)
FakeNES (http://fakenes.sourceforge.net/)
EmilNEs (http://usuarios.lycos.es/emilnes/)

Nintendo Game Boy - KiGB (http://kigb.emuunlim.com/)
VisualBoy Advance (http://vba.ngemu.com/)
GnuBoy (http://gnuboy.unix-fu.org/)

Nintendo SuperNES - ZSNES (http://www.zsnes.com/)
SNES9x (http://www.snes9x.com/)
SNEeSe (http://sneese.sourceforge.net/)

Nintendo Virtaul Boy - RealityBoy (http://www.goliathindustries.com/vb/)

Nintendo 64
- mupen64 (http://mupen64.emulation64.com/)

Nintendo Game Boy Advance - VisualBoyAdvance (http://vba.ngemu.com/)
Boycott Advance (http://www.innoveware.com/)

Nintendo Game Cube
- GCube (http://gcube.exemu.net/)

Nintendo DS - DeSmuME (http://desmume.sourceforge.net/)
iDeaS (http://spazioinwind.libero.it/linoma/ideas.html)

Sega Master System / Sega Game Gear
- Meka (http://www.smspower.org/meka/)
Osmose (http://bcz.emu-france.com/)

Sega Gensis/Sega CD/32X - Gens (http://gens.consolemul.com/)
HazeMD (http://haze.mameworld.info/)
DGen (http://www.finalburn.com/)

Sega Saturn - Yabause (http://yabause.sourceforge.net/)

SNK Neo-Geo - GnGeo (http://gngeo.berlios.de/)

SNK Neo-Geo Pocket - NeoPop (http://www.emuxhaven.net/~neopop/)

Sony Playstation - EpsxE (http://www.epsxe.com/)

Sony Playstation 2 - PCSX2 (http://www.pcsx2.net/)

Multisistemas:

Mess: Suporta MUITOS (mesmo!!) sistemas, visite http://www.mess.org/ para ver a lista completa. Tem a variante X-Mess também (http://x.mame.net/).

Xe (http://www.xe-emulator.com/):
* SG-1000
* Famicom & Famicom Disk System / NES
* Mark III / Master System
* PC Engine & PC Engine CD-ROM2 / Turbo Grafx 16 & Turbo Grafx CD
* Mega Drive & Mega CD / Genesis & Sega CD
* Super Famicom / SNES
* Neo Geo
* Neo Geo CD
* CPS Changer
* Game Boy & Game Boy Color
* Game Gear
* Neo Geo Pocket & Neo Geo Pocket Color
* Wonder Swan & Wonder Swan Color

Mednafen:
* Atari Lynx
* GameBoy
* GameBoy Color
* GameBoy Advance
* NES
* PC Engine(TurboGrafx 16)
* SuperGrafx
* Neo Geo Pocket / Neo Geo Pocket Color
Fonte: http://ubuntuforum-br.org, postado pelo usuário hypnnos

Um abraço e até a próxima!